domingo, 3 de maio de 2009

RENASCER NO ALCOITÃO


Maria M. é o nome inventado de uma pessoa real que teve um acidente recente, ficou tetraplégica e, passados quinze dias, teve a notícia de que o seu próprio filho tivera outro acidente e ficara, também ele, tetraplégico.

Mãe e filho cumprem agora o calvário da recuperação possível. Irremediavelmente condenados a uma cadeira de rodas até ao último dos seus dias, tentam a todo o custo manter viva alguma esperança. Ajudam-se e apoiam-se mutuamente mas sofrem mais do que é possível imaginar.

A história é arrepiante mas digna de registo pois a maior parte das pessoas que teve a sorte de nascer sem dificuldades e vive uma vida razoavelmente saudável não dá o devido valor à saúde que tem. Não sabe nem sonha o que é viver com uma espada suspensa sobre a cabeça. Dia e noite, hora após hora.
No Alcoitão cada minuto que passa tem infinitamente mais valor do que muitos meses e anos vividos despreocupadamente por aí.

No Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão todos os dias se vivem episódios épicos. Momentos de grande esperança e conquista mas, também, de extrema frustração e dor. As pessoas que entram no Alcoitão sabem que, a partir dali, nada será como antes. A vida divide-se em duas e a única que conta é a que está pela frente. O passado é apenas uma memória remota. Uma sucessão de imagens, sentimentos e sensações que ficaram para trás e jamais voltarão a repetir-se.

O que é extraordinário observar na maior parte das pessoas que passam pelo Alcoitão é a capacidade superior que revelam na maneira como enfrentam e lidam com o sofrimento. Sucedem-se os exemplos heróicos de pessoas que, após a revolta e a depressão, voltam à superfície e fazem conquistas extraordinárias. Superam dificuldades incríveis com forças nunca dantes suspeitadas. Tornam-se cada dia melhores, mais atentas às pequenas coisas, mais alinhadas com o essencial.

É muito duro que assim seja e que, na maior parte dos casos, a recuperação clínica seja uma miragem mas, mesmo assim, estas pessoas não desistem. Mantêm viva a esperança e, com o seu exemplo de tenacidade, deixam-nos envergonhados. Das nossas fraquezas, das nossas queixas miudinhas, dos nossos pequenos e médios medos, dos nossos egoísmos, enfim, de tudo aquilo que nos consome no dia a dia, e que afinal não é nada comparado com o sofrimento agudo destas pessoas.

Foi em homenagem a Maria M., ao seu filho e a todos e cada um destes exemplos heróicos que resolvi escrever sobre o assunto. Para não cairmos na tentação de esquecer o que é verdadeiramente importante.

“XIS – Ideias para pensar” – Laurinda Alves

Sem comentários:

 
Receba no seu email convites para ter a possibilidade de assistir a palestras gratuítas Online (ao vivo) ou webinares sobre Poder Pessoal, AutoConhecimento e ainda a Reuniões de Oportunidades de Negócios que eu recomendo.

São palestras que você assiste em sua casa no seu computador, no seu escritório ou onde você estiver conectado.

Para isso preencha o formulário do seu abaixo que lhe informaremos o horário dessas mesmas palestras para o seu email. Não perca tempo, estamos esperando por você!

Nome
Email
 

 


Recomendo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...